Desde o surgimento do YouTube, dos blogues, do Instagram e de outras redes sociais, qualquer utilizador tornou-se capaz de gerar e partilhar conteúdo com milhões de pessoas. O paradigma da notoriedade mudou radicalmente com esta nova realidade, o que deu origem a uma nova espécie de notáveis, os influenciadores digitais. Seguidos por milhões de pessoas são capazes de converter a divulgação de produtos em seguidores e vendas, tornando-se assim os melhores parceiros e conselheiros das marcas.

A grande maioria nasceu no YouTube. Todos os dias são reproduzidas milhões de horas de vídeo e a plataforma não pára de crescer. Em Portugal, segundo a gigante da Internet, a disponibilização de conteúdos nacionais aumentou exponencialmente nos últimos anos. As redes sociais já não são uma moda, mas uma parte integral das nossas vidas. Mas, para além de serem um local onde partilha de conteúdo, são um veículo de marketing e comunicação muito apetecível para as marca, e o influenciador passou a ser a personagem central desta nova fase da história do Marketing.

Todo este fenómeno denomina-se de Marketing de Influência. Este torna-se é agora mais eficaz do que nunca. A ascensão do marketing de influência mostrou aos criadores digitais e às marcas como a produção de conteúdo online é uma poderosa estratégia de comunicação, publicidade e fonte de receita.

Trabalhar com influenciadores (bloguers, youtubers, vloggers, donos de perfis interessantes no Facebook e no Instagram) sem dúvida aumentará a sua visibilidade, melhorará a confiança e reconhecimento da sua marca, ajudará a gerar leads e, por sua vez, a aumentará a receita.

Mas, porque se tornaram os influenciadores tão relevantes?

Porque as pessoas confiam mais neles do que nas marcas! Veja 7 dados muito interessantes:

1 – 35% dos seguidores de influenciadores digitais afirmam ter se envolvido em algum tipo de causa por recomendações dessas pessoas nas suas redes sociais, segundo dados do Influence Impact Report 2017 da Allison+Partners;

2 – 70% dos adolescentes que acedem ao YouTube conectam-se mais com influenciadores do que com celebridades, conforme informações do Google Insights;

3 – O Marketing de Conteúdo com influenciadores oferece um ROI 11 vezes maior do que as formas tradicionais de marketing digital. Fonte: estudo TapInfluence com Nielsen Catalina Solutions, 2016;

4 – 40% das pessoas dizem que compraram um item online depois de verem um influenciador usar no Instagram, Twitter ou YouTube. Fonte: Twitter e Annalect, 2016;

5 – 49% das pessoas dizem que dependem das recomendações dos influenciadores para tomar as suas decisões de compra. Fonte: Twitter e Annalect, 2016;

6 – 73% dos Millennials vêem como sua responsabilidade orientar amigos, pares e familiares para decisões de compras inteligentes. Fonte: revista Fleishman-Hillard PR & Hearst;

7 – Entre os adolescentes, as estrelas do YouTube são vistas como sendo 17 vezes mais envolventes e 11 vezes mais extraordinárias do que as estrelas tradicionais. Fonte: Variety, 2015.

Como podemos utilizar os influenciadores?

A utilização correta de influenciadores exige muito trabalho

Comece por uma estratégia sólida

Uma vez que o Marketing de Influência é uma disciplina própria, esta precisará de alguns componentes exclusivos para construir uma campanha de influenciadores. Aqui estão algumas etapas para o ajudar a desenvolver campanhas:

1 – Planeie a sua estratégia de marketing de influência;

2 – Identifique e selecione o influenciador;

3 – Faça um briefing com ele para perceber que tipo de conteúdo ele pode criar para a sua marca

4 – Monitorize com métricas chave exequíveis;

5 – Otimize a distribuição

No entanto, antes de começar a procurar influenciadores ou criar uma estratégia, é necessário conhecer o seu público-alvo; definir metas claras e definir como os indicadores de avaliação das suas ações de marketing.

Conheça o seu target

Um dos erros mais comuns que as marcas e as agências cometem é decidir primeiro o tipo de influenciadores com quem eles gostariam de trabalhar. Recomendamos voltar atrás e olhar para o seu público-alvo. Quem deseja alcançar? Quem é o público alvo da sua mensagem? Qual é a persona? Quais os seus hábitos de consumo?

Defina objetivos claros

Cada tipo de influenciador atende a um objetivo de comunicação específico da marca e vai pedir um olhar e uma estratégia diferente de relação para a campanha. Muitos dos objetivos comuns para campanhas de marketing de influência são: Consciência de marca/brand awareness; fazer com que as pessoas comprem um produto; aumentar os seguidores em redes sociais; etc.

Defina como vai medir o sucesso

O último ingrediente chave é como vai medir a sua campanha. É necessário definir métricas ou indicadores de desempenho chave (KPIs). Para tal convém conhecer muito bem a jornada do cliente e configurar métricas para monitorizar o seu percurso: desde a consciencialização até à compra.

Onde procurar por influenciadores digitais?

Dependendo dos orçamentos e dos objetivos da sua campanha existem 3 formas de identificar influenciadores.

1 – Google. Esta é a principal fonte pelas quais as marcas e agências encontram influenciadores. Este método requer buscas individuais, depois identificar as informações de contacto.

2 – Networks ou Plataformas. Este método de conexão com influenciadores fica no meio de um banco de dados e um mercado. Há agências que gerem a carreira dos influenciadores. Ex: Blog Agency, Milenar, Cheese Me, KEEP it REAL, SmartInfluence, WeCanFly, entre outras.

3 – Marketplaces. É um mercado que dispõe dos melhores bancos de dados, uma vez que monitoriza informações em tempo real. Em Portugal é possível adquirir bases de dados segmentadas de influenciadores digitais através da Cision.

Tipos diferentes de influenciadores:

É importante também reconhecer que nem todos os influenciadores são criados igualmente, e por isso é importante reconhecer as suas diferenças para perceber quais se adequam mais a que objetivos. Estes são 5 dos tipos de influenciadores que existem:

Figuras públicas/Celebridades. Estas são as pessoas famosas que têm bastante audiências. Atores, atletas de alta competição, apresentadores muito famosos que estão em diversas plataformas, para além do universo digital possuem grande poder de influência, mas geralmente menor envolvimento.

Micro-Influenciadores. Esses influenciadores geralmente têm entre 10.000 e 100.000 seguidores e têm um envolvimento muito alto por publicação (Engagement). São pessoas reais, produtoras de conteúdo digital para redes sociais com um envolvimento proporcionalmente maior que as figuras públicas. Na maioria dos casos, abordam assuntos de nicho.

Especialistas na indústria. São figuras bem conhecidas e com autoridade, com muitos seguidores de um nicho de mercado específico.

Embaixadores da marca. Estes podem ter um público menor, mas são fãs da marca e recomendam ativamente, tendo influência.

Colaboradores. Adoram os seus empregos. Podem ser alguns dos melhores influenciadores, pois gostam de partilhar os valores da empresa/marca com quem interagem.

O que ter em conta na escolha dos influenciadores?

Terá de fazer muito trabalho de pesquisa em ordem para escolher o influenciador certo

Não deve escolher os influenciadores com quem vai trabalhar aleatoriamente. Tais como com todas as ações de Marketing, deve ter uma estratégia baseada em dados concretos, que depois se reflete na escolha de influenciadores que se revelaram adequados à mesma. Alguns dos fatores que deve ter em conta são:

O Nicho: Deve escolher um influenciador que crie conteúdo para pessoas que estão no seu nicho. De nada vale fazer com que um influenciador fale do seu produto financeiro se o nicho dele for fitness.

O Engajamento: O engajamento dita qual a probabilidade de o público ser influenciado pelo criador de conteúdo. Quantos comentários e gostos obtém em média para cada publicação? São uma percentagem boa do número de total de seguidores? E qual é a resposta da comunidade para a maior parte do conteúdo do criador? Positiva ou negativa? É importante ter tudo em conta.

A Personalidade: a personalidade é um atributo muito importante. O objetivo é que o influenciador esteja alinhado com a missão da sua marca e que seja capaz de criar conteúdo de acordo com a sua filosofia e posicionamento.

O Alcance: Este fator depende muito dos seus objetivos. Por exemplo, se quiser um alto envolvimento, um micro-influenciador pode ser uma escolha melhor em relação a um influenciador de celebridades.

Colaboração de conteúdo e workflow da campanha

A chave para qualquer campanha de marketing de influência reside em criar conteúdo com relevância. Qual o conteúdo que é atraente para o seu público alvo, e autêntico para a voz do influenciador?

Adicionalmente, como agora a atenção é um recurso escasso, precisa de uma boa história de marca clara e concisa que aborde e toque diretamente às necessidades da sua audiência.

Faça com que os influenciadores tenham uma experiência ou imersão na marca. Algo que os entusiasme e que os faça com que não parem de falar. As experiências possibilitam inspiração, criatividade e também ajudam a alinhar o discurso com a marca, criando uma boa história. Dê liberdade criativa ao influenciador. No entanto, deverá criar um briefing de imagens e conteúdos para que perceba as suas ideias e a sua empresa.

Medição e Avaliação das ações

Em qualquer ação de Marketing nunca podem faltar 3 coisas: medição, medição, medição. Trabalhar com influenciadores não é diferente.

Existem diferentes métricas e métodos de avaliação que podem ser utilizados para definir o sucesso da sua campanha, à medida que ela se desenrola. Algumas delas poderão ser:

Alcance da publicação;

Cliques;

Partilhas;

Conversões por publicação;

Referal;

Os KPIs (Key Performance Identificators) devem ser quantificáveis, por forma a poder acompanhar todo a campanha. Defina KPIs muito específicos, como por exemplo: Aumentar os seguidores do Instagram em 5%, com 80% desses seguidores de uma determinada faixa etária.

Uma nota importante…

É de extrema importância ser integro na forma como trabalhamos com influenciadores. Isto significa deixar sempre bem claro quando faz uma promoção paga. Tanto o seu público como o público do influenciador vão se sentir traídos caso ele fale num produto seu, e mais tarde se venha a descobrir que tinha sido pago para isso.

Embora haja dados que comprovem que publicações de marca tenham um engajamento menor, existem estudos que mostram que os consumidores apreciam a transparência e honestidade por parte dos marketeers e dos influenciadores.

E em Portugal…Como estamos?

Windoh e Wuant, respectivamente. Fonte: Shifter Sapo

A grande maioria dos influenciadores são jovens e fala para um público jovem ou mais novo. O principal desafio aqui é a rentabilidade, uma vez que o mercado português tem uma dimensão pequena, o que faz com que as receitas vindas das plataformas não sejam suficientes. Nota-se também que não há contratos fixos com as marcas, mas sim parcerias pontuais.

Quando se fala de youtubers, há vários nomes que saltam logo à vista, como Windoh e Wuant, que começaram na área dos videojogos, e transitaram para um conteúdo mais relacionado com lifestyle e produção de música, respetivamente.

Porém, muito do feedback sobre produtos ainda é controlado por blogues de moda e lifestyle, viagens, tecnologia e de outras áreas mais específicas. O espaço é para crescer nos próximos anos, notando-se também um crescimento de agências específicas para trabalhar esta área.

Concluindo

Como pôde constatar, há muitas formas de utilizar influenciadores para complementar a sua estratégia de marketing digital e, se implementado corretamente, esta estratégia poderá trazer-lhe retornos extraordinários.

Tenham sempre em mente que é muito importante escolher influenciadores que produzam conteúdo no nicho que pretende atingir, ter em mente que resultados pretende atingir e ter métricas que o permitam verificar se esses resultados estão a ser atingidos!

Desejamos-lhe muita sorte ao utilizar esta técnica, e se tiver alguma dúvida, não hesite em falar connosco! Estamos cá para ajudar 🙂

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