Uma estratégia e um planeamento ajustado à realidade da empresa são os passos certos para as pequenas empresas atingirem melhores resultados, ao gerar leads (potenciais clientes) ou melhorar o relacionamento com os clientes atuais.
Podemos alcançar estes objetivos com 5 passos.
Nos dias de hoje, o marketing não deixa dúvida do grande impacto que tem na vida das pessoas.
De acordo com a American Marketing Association, este meio define-se como uma “atividade, conjunto de instituições, habilidades e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral”.
O poder do marketing na sociedade permite alcançar e influenciar milhares de pessoas. Contudo, é uma área em constante atualização, requer muita atenção por parte do profissional de marketing para conseguir acompanhar a evolução, o que nem sempre é fácil, pois, ao surgir algo novo, o antecedente pode deixar de ser útil. Deste modo, gera-se novas funções de marketing.
Para uma PME ou uma marca que esteja a inserir-se no mercado, ter perspectivas únicas, é grande vantagem para conquistar clientes e ganhar valor.
Os 5 passos que vão ajudar a sua empresa a estabelecerem-se no mercado:
1º Atualizar a equipa interna/profissionais
Nunca descuide a sua aprendizagem/atualização ou da sua equipa. Adquirir o conhecimento requer tempo para se desenvolver. Para chegar ao resultado esperado são precisos anos de pesquisa, análise, errar e auto-reflectir, faz parte do crescimento pessoal e profissional.
2º Mostre a sua diferenciação (Conte as histórias únicas da sua empresa)
Para alguns profissionais da área, o marketing iguala-se a um narrador de histórias, isto é, conjugar factos que chamem atenção e aproximam a pessoa ao produto, serviço ou personalidade em causa. (Conte aquela história que fez o seu cliente voltar a comprar consigo até aos dias de hoje.)
O gráfico abaixo foi divulgado pelo Linkedin no ano 2017, de acordo com os dados obtidos nos perfis, apontou que, 7 entre 8 profissionais de marketing ativos ou registrados na plataforma autodenominam-se como narradores de histórias.

Gráfico 1. Linked In 2017
Contar histórias não significa descrever o produtos/serviços. O storytelling procura envolver as emoções e motivações de cada indivíduo, através de uma comunicação cativante e autêntica. É como o produto ou serviço apresentado fosse a resolução para algum problema da pessoa.
A base para contar uma história (Storytelling) :
1ª O princípio [ Era uma vez _./ Todos os dias…]
2ª O acontecimento [Mas, um dia…]
3ª O desenrolar do acontecimento [Por causa disso…]
4ª O auge/ momento alto [Até que finalmente…]
5ª O Fim [ E, desde de então… ]
Esta técnica pode ser praticada e adequada à sua empresa, bem como aos produtos e serviços que a mesma apresenta. O objetivo é responder às pequenas falhas que os clientes enfrentam.
3º Aposte num design apelativo para o seu público-alvo
Uma equipa de marketing pode construir bons textos de vendas, com técnicas de copywriting. Mas para além disso, existe uma necessidade de visual, que torne mais perceptível o que está a ser contado, e é neste campo que entra os designers ou “narradores visuais”.
A narrativa visual é uma habilidade específica dos profissionais de marketing, do qual exerce um papel relevante para o sucesso dos conteúdos.
Saiba que:
- Elementos mais importantes têm prioridade;
- Raciocínio harmonioso;
- Uso de linhas curvas e retas para ajudar a guiar os olhos (linhas curvas e linhas retas);
- Uso de cores que transmitem emoção;
- Mostrar personalidade;
- Conectar as cores com as fontes;
- Itens relacionados devem estar juntos;
- Criatividade
4º Não tenha medo de falhar! Teste
Toda a boa campanha de marketing passa por pequenas ou até grandes falhas até chegar ao sucesso.
O MVP, Minimum Viable Product, que quer dizer Produto Mínimo Viável, é um bom exemplo do mundo do empreendedorismo que tem o objetivo de ajudar a melhorar os produtos, consequentemente testar hipóteses de negócios para verificar se as mesmas fazem sentido ou não.
A mesma ação pode ser aplicada no marketing digital para pequenas empresas.
Se a equipa de marketing está disposta a executar vários testes diferentes, sem medo de falhar, as hipóteses de dar certo aumentam.
Como por exemplo, supomos que o intuito da pequena empresa é aumentar as vendas de um produto em 20% em dois meses. Deste modo, os elementos da equipa precisam de debater sobre as diferentes formas de realizar anúncios em redes sociais, que melhorias nos produtos e serviços podem ser feitas, elaborar funis de venda, etc. Em seguida, dá-se prioridade às ideias mais fortes e inicia-se os testes.
No decorrer do processo, os resultados são analisados e posteriormente as melhorias são incrementadas.
5º Use Métricas – O que não mede não sabe o resultado
Os conhecimentos analíticos e a noção métrica, fazem parte do mundo do marketing digital. É aliás, uma das habilidades da área importantes no tratamento de dados. Atualmente, existem algumas ferramentas que ajudam a verificar os dados dos sites, redes sociais, etc.
Como está a performance das atividades de marketing?
Quais são os canais com mais resultados ?
Que estratégias contribuem para os melhores resultados ?
Que canais e estratégias podem ser implementados para aumentar esse empenho?
Quais são os canais que não geram retorno?
Que canais devem reduzir o investimento (tempo/dinheiro)?
Com a prática ganha ao longo do tempo, nesta matéria, torna-se mais fácil aprofundar questões como: O que pode acontecer no futuro? Por que é que isto aconteceu?