Apesar de existir muita opinião sobre o declínio do E-mail Marketing, este não morreu e está mais vivo que nunca.
Apesar de ser das estratégias de Marketing Digital mais antigas, ao tirarmos partido do seu potencial, obtemos excelentes resultados.
De acordo com a empresa norte americana Convince & Convert, 33% dos destinatários de e-mail decidem se o vão abrir ou não de acordo com o assunto.
É essencial saber quais são as melhores práticas na hora de escrever os assuntos das suas campanhas de E-mail Marketing e não só. Veja estas dicas que lhe trago para si.
1- Crie assuntos curtos.
Há que personalizar a caixa do assunto, mas utilizar apenas entre 6 a 10 palavras, pois esta linha permite captar a atenção e revelar uma novidade. A maioria dos provedores de e-mail, tais como o Gmail e o Outlook, mostram só os primeiros 55 caracteres dos subjects. Além disso, as frases curtas são mais fáceis e rápidas de ler, principalmente no smartphone, pois, apenas os primeiros 47 caracteres são mostrados a quem tenha Gmail e Outlook. Portanto, é essencial considerar este limite. Seja sucinto e mantenha o limite de 47 caracteres para o mobile.
Exemplo composto por 29 caracteres:
Em seguida, mostro-lhe uma ferramenta muito útil e gratuita da Litmus que serve para verificar como o assunto poderá surgir na caixa de entrada do Gmail.
2- Aproveite o texto de apoio ao máximo.
O preview text surge depois do assunto para que o leitor possa ter uma ideia geral do que se trata antes de abrir o respetivo e-mail. Muitos profissionais de marketing não dão a devida atenção a este aspeto.
O texto de apoio é uma segunda oportunidade para que o destinatário abra o seu e-mail, caso não tenha gerado muita curiosidade. É como se fosse uma segunda impressão.
A grande maioria das ferramentas de E-mail Marketing como, por exemplo o MailChimp, possuem esta funcionalidade.
Veja mais abaixo um exemplo de texto de apoio:
De salientar que na ferramenta que mencionei anteriormente também poderá verificar como o seu texto de apoio vai aparecer previamente, antes de enviar o seu e-mail para a base de dados.
3- Faça testes A/B, de modo a otimizar as taxas de abertura.
É muito importante testar diferentes assuntos e diferentes textos de apoio com o intuito de gerar melhores resultados. Para tal, utiliza-se a metodologia teste A/B.Algumas ferramentas de E-mail Marketing já incluem essa funcionalidade.
Caso a ferramenta de E-mail Marketing que dispõe não realize os testes A/B automaticamente, poderá fazê-los manualmente. Basta criar dois e-mails idênticos, variando apenas o assunto.
Uma das principais métricas que define o sucesso do teste é a taxa de abertura, já que a função do assunto é levar à abertura. Digamos que esta taxa é um termómetro para criar o melhor assunto num teste A/B.
Pode calcular a taxa de abertura tendo como base a seguinte fórmula de cálculo: [(nº pessoas que abriram o e-mail)/(nº pessoas que receberam o e-mail)] x 100.
Qual é a melhor taxa de abertura?
No geral, acima de 20% é considerado uma excelente taxa de abertura; entre 10% e 20% uma boa taxa de abertura; entre 6% e 10% é considerado uma taxa de abertura habitual e, por fim, abaixo de 6% é uma má taxa de abertura.
4- Utilize um nome de remetente conhecido.
Coloque o nome de remetente que seja real, na medida em que se destaca muito mais na caixa de entrada dos seus contactos e diferenciar-se de endereços comerciais como “contato@suaempresa.pt”.
É verdade que alguns envios de Spam já se aperceberam desta dica e conseguem aplicar no assunto do e-mail o nome do titular do endereço. Todavia, continua a ser considerado por muitos especialistas uma das melhores maneiras para criar empatia e, ao mesmo tempo, captar a atenção do leitor.
Exemplo de uma campanha de e-mail:
Há determinadas empresas e marcas relevante no mercado nacional e internacional que enviam e-mails com o nome do CEO ou do diretor de negócio, por exemplo. Além de ser alguém real que trabalha na empresa, os respetivos contactos podem responder diretamente. Assim, há uma maior probabilidade de criar uma relação mais próxima com a sua base de dados.
Pense e escolha alguém da sua empresa que sirva de porta-voz para a audiência. Com certeza que o engagement irá aumentar.
5- Utilize tokens de personalização.
Existem muitas ferramentas de E-mail Marketing que possibilitam tokens de personalização. São espécies de códigos que “puxam” as informações do contacto, como o Nome e a Empresa. Com estes tokens é possível enviar e-mails com assuntos personalizados, como “Luís, confira a nossa promoção X e Y”.
Além de ser uma ótima funcionalidade, os tokens de personalização funcionam para que o seu assunto chame a atenção do leitor na hora que este vá à sua caixa de entrada.
6- Envie o e-mail certo para a pessoa certa.
Se já possui diversas personas definidas para o seu negócio, deverá segmentar as suas campanhas de e-mail. Ou seja, cada persona irá receber um e-mail com assunto que é direcionado para as suas “dores”, motivações, desejos, etc. Assim, vai garantir que os seus contatos irão identificar-se e interessar-se com o seu e-mail desde o primeiro contacto. O resultado será uma maior taxa de abertura e, por sua vez, mais conversão na taxa de cliques.
7- Aproveite o seu e-mail para agregar valor ao conteúdo.
Umas das melhores práticas de e-mail é atribuir de forma gratuita conteúdo que levam as pessoas a lerem e automaticamente se revêem na história que é dita. Ou seja, é preciso transmitir a informação de forma fluida e que capte não só o racional, mas também o lado emocional.
Na verdade, as pessoas querem receber conteúdo gratuito e que tenha bastante valor, por forma a aumentar o seu conhecimento e que seja útil tanto para a sua vida pessoal, mas também profissional.
Há bons exemplos em Portugal que utilizam esta técnica. Além de transmitir por palavras (não em imagem, mas sim em texto) as várias ideias que pretende transmitir, deverá ainda colocar botões CTA (Call-To-Action) junto ao rodapé do e-mail com o intuito de atribuir mais valor aquilo que está a oferecer.
Outra forma de entrega de valor em troca do contato de email é a oferta de ebooks ou documentos informativos (em formato .pdf ou .xls).
Neste exemplo pode fazer o download do ebook da E-goi sobre o RGPD disponível na nossa página em https://www.weandyou.pt/pt/agencia.
Para além desta técnica, não se esqueça de um outro aspeto essencial numa campanha. Aproveite esta secção para colocar as suas redes sociais, pois são um dos seus ativos digitais mais importantes, além do website e do blogue.
Exemplo em destaque:
8- Envie o e-mail certo “à hora certa”.
No decorrer da sua estratégia de E-mail Marketing deverá obter, de forma subtil, algumas informações relevantes sobre as suas bases de dados, tais como:
- A idade ou, simplesmente, a data de aniversário, porque poderá enviar uma promoção personalizada ou um código de desconto para o aniversariante uma semana antes de fazer anos.
- O género;
- A área de atuação (setor onde trabalha);
- A empresa onde trabalha, pois poderá aproveitar o seu ginásio para fazer uma campanha de desconto para todos os colaboradores dessa mesma empresa.
- O seu cargo na empresa, na medida em que poderá oferecer algo como uma formação dedicada a executivos ou um evento exclusivo a este tipo de profissionais.
E como poderá captar estes dados?
Oferecendo peças de conteúdo (ex: e-books, case studies de clientes, white papers tendo por base estudos internacionais, webinários sobre um certo tema, podcasts, etc.), mas colocando sempre em destaque um formulário específico para preenchimento destes mesmos dados (*campos obrigatórios), antes de poderem fazer download do respetivo documento.
Estas informações sobre os seus contatos poderão ser uma oportunidade única para enviar e-mails cada vez mais personalizados e, ao mesmo tempo, qualificar e segmentar as suas bases de dados. Contudo, tenha a especial atenção de cumprir com as atuais normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados, em vigor desde Maio de 2018 (para mais informações poderá ler a dica nº12).
9- Não tenha medo de ousar.
Não tenha receio de fugir da formalidade na hora de escrever os seus e-mails.
Utilize a primeira pessoa; Escreva assuntos com poucas palavras ou com palavras-chave relevantes; Faça um apelo emocional no corpo de texto ou crie algum mistério na forma como mostra as informações; Nunca se esqueça de solicitar ao sentido de urgência (exemplo: “Última formação de Marketing Digital do Ano. 95% Esgotado!), caso o seu e-mail não seja dos primeiros a ser enviado, de acordo uma estratégia de E-mail Marketing bem definida.
É de relevar que determinados marketers sugerem a utilização de emoticons, até nos assuntos de e-mail. Todavia, há outros especialistas que aconselham precisamente o contrário – não recorrer a emojis ou a outros tipos de símbolos, principalmente caso o e-mail do seu remetente seja um e-mail profissional. Pode não cumprir a promessa desejada, pois não funciona como um sentimento genuíno ou real. Se o e-mail for pessoal e/ou utilizado para receber promoções ou ações lúdicas e de entretenimento, faz todo o sentido. Contudo, deverá apresentar emoticons de forma moderada, como poderá observar na seguinte imagem:
10- Cuidado para não ir para Spam!
Não envie assuntos de e-mail com caps lock. O mesmo se aplica com os abusos de sinais de pontuação como, por exemplo, a utilização excessiva dos pontos de exclamação ou das reticências.
Os filtros de spam têm em conta esse conteúdo na hora de avaliar se a mensagem é genuína ou se é mesmo demasiado comercial.
Além disso, há campanhas elaboradas por determinadas marcas em Portugal que ainda compõem um e-mail com uma imagem única. Isto é um erro grave de concepção. De acordo com as melhores práticas, o e-mail deve ser composto por 80% de texto e apenas 20% de imagem.
Se um e-mail é composto só por blocos de imagem ou numa única imagem, as mesmas são bloqueadas, levando a péssimos resultados.
Exemplo:
Foque-se, portanto, no conteúdo do seus e-mails e no valor que poderá agregar e entregar à sua rede de contactos.
11- Reveja e peça ajuda de terceiros
Reveja o seu e-mail mais que uma vez. Confira se não existem erros de gramática e se tudo faz sentido. Se for necessário peça ajuda aos seus colegas de trabalho ou até familiares, pois é sempre bom alguém “de fora” ver e analisar esta tarefa de forma imparcial.
Muitas ferramentas de e-mail possibilitam enviar um e-mail teste antes de iniciar o envio para a base de dados. Aproveite esta funcionalidade e envie um e-mail teste para si e também para alguém que possa rever o seu conteúdo. Assim, além de garantir qualidade, pode verificar como o assunto aparece na sua caixa de entrada. Se ocorrer algo de errado, ainda vai a tempo de corrigir.
12- Implemente tudo de acordo com as atuais normas do RGPD.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados é, em parte, uma medida anti-spam, o que significa que só pode enviar E-mail Marketing para pessoas que tenham consentido de forma intencional e consciente. Não podem haver checkboxes de seleção automática nos formulários online. Ou seja, todas as comunicações digitais devem ter o consentimento antecipado, na medida em que os dados pessoais serão utilizados, maioritariamente, para fins comerciais. Uma simples newsletter semanal ou mensal, a divulgação de um evento, de um webinar, de um curso online ou de um passatempo são alguns dos muitos exemplos que recebemos nas nossas caixas de correio eletrónico.
Em suma, o E-mail Marketing é uma boa ferramenta para “alimentar” a sua comunidade e agregar mais valor à mesma. Por isso, é sempre bom recorrer a esta estratégia, por forma a melhorar o(s) seu(s) negócio(s).