Sendo o Marketing de Conteúdo uma poderosa forma de criar conteúdo relevante e gerar valor para o público-alvo partilhamos 4 exemplos da utilização de Marketing de Conteúdo por companhias aéreas:

TAP Air Portugal

Em 2018, a TAP Air Portugal reforçou a sua aposta na vertente do Storytelling.

Identificaram este conteúdo como um meio fácil de transmitir uma mensagem em instantes que cativa o interesse do utilizador em experimentar os serviços da companhia aérea.

Este vídeo apresenta imagens de muitos locais do território português, nomeadamente, dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, Lisboa, Porto, Ílhavo, o Alto Douro Vinhateiro e o Algarve, ao mesmo tempo, que os estrangeiros a viver em Portugal apresentam as mais básicas regras de segurança que os passageiros devem cumprir no decorrer de qualquer voo.

Este vídeo foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa no ano passado e em 24 horas obteve mais de 10 mil visualizações. Para a produção do vídeo a TAP Air Portugal teve o apoio do Turismo de Portugal e serviu como uma aposta aos voos de longo curso.

É um vídeo bastante informativo, transmitindo as mensagens chave e conciliando com as mais belas paisagens do nosso país. Assim, a TAP Air Portugal conseguiu aproveitar o poder do Storytelling em transmitir as principais mensagens através de uma história que capte ao máximo a atenção do espectador e que, de certa maneira, sai do habitual, uma vez que as regras de segurança são explicadas por parte dos assistentes de bordo e não através de pessoas ditas normais fanáticas por Portugal.

KLM Royal Dutch Airlines

A KLM Royal Dutch Airlines obteve, este ano, 2 prémios no mais prestigioso concurso Content Marketing Awards nos Estados Unidos da América. A revista de bordo “Holland Herald” conquistou prémios nas duas categorias: Melhor editorial e Melhor Publicação de Viagem/Hospitalidade.

Com as suas imagens únicas e conteúdos surpreendentes, incluindo uma entrevista com um cidadão global, bem como relatórios originais e populares destinos menos conhecidos, a revista de bordo da KLM informa e inspira 2,9 milhões de passageiros por mês.

De capa a capa, o conteúdo da sua publicação é tão atraente que os leitores querem absorver cada palavra e permanecer em todos os layouts. Todos os elementos editoriais e de design reúnem-se para maximizar os objetivos de comunicação neste nicho de mercado. As viagens oferecem ótimas oportunidades para fotografias impressionantes e narrativas fascinantes. 

O Holland Herald é produzido em cooperação com a agência de marketing de conteúdo interna Hearst Create. Para poder ver a edição de Outubro 2019 poderá aceder a https://www.holland-herald.com/#2019_1022

Virgin Atlantic – Between Meetings

“Between Meetings” da Virgin Atlantic é um exemplo especialmente sólido de que o marketing de conteúdo bem pensado pode fazer por uma marca.

Numa série de publicações no blogue, a Virgin Atlantic destacou todas as coisas que os viajantes podem fazer nas diversas cidades em apenas uma hora. Do skate indoor em Montreal à Biblioteca Memorial Kurt Vonnegut em Indianápolis, a companhia aérea fornece guias urbanos abrangentes que incentivam quem viaja a negócios ou em lazer a explorar o mundo.

Porque funciona? Pode ser difícil descobrir o que fazer com um determinado período de tempo numa cidade desconhecida, e a Virgin Atlantic destaca-se, publicando autênticos guias de turismo, mesmo nos mais curtos espaços de tempo. Cobrem uma série de experiências, de entretenimento e de cultura, e incentivam os leitores a partilhar as suas próprias experiências na secção de comentários.

Ao partilhar as publicações nas redes sociais, geram mais potenciais leitores e viajantes.

Brussels Airlines

Disfarçado como o famoso submarino de tubarões do álbum Tintin “Red Rackham’s Treasure”, o Airbus A320 da companhia aérea Brussels Airlines, batizado como “Rackham”, corta o ar todos os dias do ano em busca de novas aventuras.

Não apenas a parte externa da aeronave é pintada com essa pintura espetacular de Tintin. Além disso, a atmosfera continua no interior do avião, onde as paredes da cabine traseira também foram remodeladas e carregam imagens do desenho animado bela Tintin e do Capitão Haddock.

Além disso, o álbum “Red Rackham’s Treasure” está disponível para leitura a bordo nos idiomas holandês, francês e inglês, permitindo que os passageiros (jovens e idosos) mergulhem nessa aventura de Tintin e Snowy.

Nunca antes o legado do criador de Tintin, Hergé, foi traduzido para a fuselagem de uma aeronave. Este projeto único foi possível graças a uma cooperação entre a Brussels Airlines e a Moulinsart, empresa que protege e promove o trabalho de Hergé.

Como empresa, o objetivo da Brussels Airlines é aproximar as pessoas e tornar a viagem um prazer.

Esperamos que este conteúdo tenha servido de inspiração para a sua estratégia.

We and You
Business & Marketing Strategy